Please reload

Posts Recentes

GESTÃO DE SSO – PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DE FATALIDADES

February 21, 2018

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

DIA INTERNACIONAL ANTI CORRUPÇÃO E OS PEQUENOS DELITOS EM MEU QUARTEIRÃO

December 22, 2017

 

 

 

Nove de dezembro é o dia mundial anticorrupção que foi estabelecido por Convenção das Nações Unidas em 09 de dezembro de 2003, que tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional para prevenir esta pratica criminosa, atualmente notícia diária na mídia brasileira. No Brasil é a CGU – Controladoria Geral da União que implementa ações de combate à corrupção para atender a esta convenção. 

Os pequenos delitos em meu quarteirão.

Resido em um bairro de classe média e freqüentemente observo pequenos delitos ou contravenções praticadas em meu quarteirão, que tem a característica de que 2/3 do mesmo é ocupado por uma escola tradicional de ensino fundamental e médio.

Vejo diariamente os pais em seus carros não tão populares (BMW – X1, VOLVO – XC – 60, Mercedes, etc.) estacionarem em filas duplas, transformando o transito em um caos, para aguardarem os filhos na saída da escola, ignorando a sinalização de proibição e faixas educativas. Vejo também estacionarem sem o uso do cartão de estacionamento da prefeitura, ou “alugarem” um cartão do flanelinha que trabalha no local, ao custo de uma pequena gorjeta.

Vejo diariamente pais ensinando os filhos a cruzarem a rua com o sinal de pedestre fechado, apenas para ganharem alguns segundos e colocando os mesmos a um risco desnecessário. Vejo também carros não dando a devida prioridade a pedestres em cruzamentos não sinalizados.

 Vejo diariamente pais levarem seus filhos para comprarem filmes piratas em uma banca institucionalizada ao lado da escola, ensinando-os a “levarem vantagem em tudo” e perdendo a oportunidade de ensinarem aos mesmos que aquilo é fruto de contrabando com conseqüente sonegação de impostos.

Certa manha encontrei um aluno com sua mãe carregando uma pequena maquete. Me chamou a atenção pois tratava-e da representação da extração de petróleo em alto mar, mostrando um perfil geológico. Falei com a criança, nossa é o pré sal não é? A criança respondeu que sim e que ia apresentar na escola. A mãe orgulhosamente informou que era uma feira de ciências e de educação ambiental.

No final deste mesmo dia, saindo para a minha caminhada, encontrei a “maquete do pré-sal” e outras jogadas na calçada em frente da escola pisoteadas pelos alunos e demais pessoas que saiam da escola. Me veio de imediato a lembrança da fala da mãe orgulhosa que se tratava de uma feira de ciências e “educação ambiental”.

A corrupção no Brasil 

O último estudo divulgado pela Transparência Internacional em janeiro de 2017 mostra o Brasil em 79º lugar na percepção de corrupção no mundo, alinhado com Índia e China, na lista de 176 países.

A boa notícia é que no Brasil atualmente, corruptos estão sendo punidos com prisão, seja na esfera política e do funcionalismo público ou na iniciativa privada. Muitos políticos e executivos de empresas estão sendo julgados, condenados e presos à luz da lei por organismos independentes.

Estamos apostando todas as nossas fichas para reduzir a corrupção no Brasil em Sergio Moro, na Lava Jato e no Ministério Público. Mas afinal, com estas importantes ações da justiça conseguiremos, no longo prazo, transformar o Brasil numa Dinamarca ou Nova Zelândia, os países menos corruptos do mundo, ou pelo menos nos aproximarmos deles ?

Como podemos melhorar no ranking da corrupção?

Entendo que no longo prazo poderemos melhorar, mas não apenas com as ações que estão sendo conduzidas pela justiça. A mudança precisa começar no seio da família e nas escolas, precisamos melhorar o nosso conjunto de valores éticos e nossas atitudes devem estar de acordo com este conjunto de valores, precisamos criar uma sociedade ética e se eu quiser provocar estas mudanças, devo começar por mim.

Precisamos trabalhar para reduzir os nossos pequenos delitos diários em nossos quarteirões e ensinar aos nossos filhos o que é certo e o que é errado e o significado disto para a sociedade. As escolas precisam discutir conceitos de cidadania de forma mais consistente, envolvendo alunos, professores e pais que precisam estar mais presentes nas escolas e não apenas nas filas duplas no aguardo dos filhos.

Qual o papel das Empresas ?

Muitas Empresas brasileiras, principalmente aquelas que prestam serviços ao governo, estão envolvidas com corrupção, no papel de corruptoras, empresários estão presos e fazem acordos de delação para verem suas penas reduzidas.

O movimento de Responsabilidade Social Empresarial – RSE, tem demonstrado os benefícios obtidos pelas Empresas que adotaram uma gestão ética, transparente e comprometida com a qualidade das relações que mantêm com o meio ambiente e com todos os Stakeholders afetados por suas atividades. O comportamento ético empresarial, resulta do crescimento individual e da maturidade das pessoas que fazem parte da Empresa. A figura abaixo mostra esta evolução.

 

 

Mas como as pessoas evoluem ?

De acordo com a Teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg que foi professor da Universidade de Harvard e de Chicago as pessoas evoluem seguindo níveis e estágios de desenvolvimento moral.

No nível pré-moral ou pré-convencional as pessoas se comportam de acordo com os seguintes estágios:

01 - Castigo e obediência – Determinam o comportamento. Os sistemas de valores são tais que nossas atitudes dependem de sermos castigados ou não (ou premiados ou não). Ex. Delatar para ter a pena reduzida.

02 - Troca instrumental – Indivíduos e Empresas perseguem seus próprios interesses e deixam os outros fazerem o mesmo. O “correto” envolve uma troca por igual. Ex. Uma Empresa ganha um contrato na Petrobrás se pagar propina ao dirigente.

No nível convencional as pessoas se comportam de acordo com os seguintes estágios.

03 - Conformidade Interpessoal – As pessoas valorizam, confiam, cuidam e são leais a quem é do próprio grupo. Ex. Ou você está do nosso lado ou está contra nós. "Se não sou da esquerda política sou conchinha, se não sou da direita política, sou esquerdopata".

04 - Lei e ordem – Os julgamentos morais são baseados na ordem social, nas leis, na justiça e no dever. Começamos a compreender que há uma ordem social e leis nas quais precisamos acreditar. Ex. Não paga propina porque é contra a Lei e contra o código de ética e conduta da Empresa.

No nível pós convencional ou baseado em princípios as pessoas se comportam de acordo com os seguintes estágios.

05 – Direitos básicos e contrato social – Começamos a ter a idéia de que os valores são algo universal, que os conceitos de certo e errado não foram definidos para controlar a sociedade, mas são inatos.

06 – Ética e princípios universais – Agimos movidos por princípios universais baseados na igualdade e no valor da vida Humana. Ex. Não paga propina porque não é ético e porque isto afeta a sociedade como um todo.

Começar desde cedo a tratar destes temas nas escolas e na família é importante porque não é possível em termos de desenvolvimento moral passar do estágio 01 diretamente para o estágio 06. É preciso evoluir ao longo de todos eles porque, segundo Kohlberg, em cada fase adquirimos traços novos de caráter.

A menos que estejamos nos níveis 4, 5 ou 6 de nossas próprias crenças, dificilmente seremos realmente éticos. Combater a corrupção é caso de policia e de justiça, mas é também caso de formação de caráter via educação desde a infância.

Vamos aguardar para ver como estaremos nos saindo com relação a corrupção no próximo estudo da Transparência Internacional que deverá ser divulgado no início de 2018.

Fontes de informações:

Lawrence, Kohlberb – Estágios do Desenvolvimento Moral;

https://g1.globo.com/mundo/noticia/brasil-esta-em-79-lugar-entre-176-paises-aponta-ranking-da-corrupcao-de-2016.ghtmlhttp://sistemadejusticacriminal.blogspot.com.br/2013/04/

 

Ademar Cavalcanti

Consultor – SCI FRACTAL – Sistema de Consultoria Integrada para Sustentabilidade Ltda. 

ademar.cavalcanti@scifractal.com

scifractal.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square